domingo, 21 de dezembro de 2014

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TERMO “SOFRÊNCIA”


Eu sinto que tenho a missão de elucidar o planeta sobre temas polêmicos e em voga: não pude, portanto, ignorar a ascensão do termo "sofrência". Aliás, faço isso mais por mim que por vocês: desde que ouvi tal termo, nunca mais o tirei de minha cabeça. Aqui mostrarei os resultados que obtive nas minhas longas pesquisas sobre o assunto: 

Sofrência vem do latim “sofrencius”, que significa “dor, sofrimento, angústia profunda e matadora”, tipo “Sabe cachorro sem dono, Correndo na rua sem endereço?” Então, sofrência é exatamente isso.

Sofrencius foi termo largamente utilizado por Pero Vaz de Caminha em carta endereçada ao monarca D. Manuel I, de Portugal, em 1500, para descrever o que encontrara nas terras tupiniquins. Transcrevo trecho: “E essas índias, hein rei? Que sofrencius maravilhosa!”

Tal termo tão eloquente caiu no esquecimento por séculos, sendo ressuscitado em 2014 por Cristiano Araújo, cantor sertanejo brasileiro de grande interesse em documentos históricos, que acabou lendo a carta para concluir sua tese de doutorado. Foi cativado pelo termo “sofrencius”, e o traduziu para um português atual e coloquial, fazendo-nos apaixonados pela sofrência também.

Podemos conferir a música intitulada “Sofrência”, de Cristiano, em qualquer rádio do país em qualquer momento. Reproduzo aqui um trecho que sinto que capta a essência “sofrencius” do ser:
“Hoje eu só quero que você me tire
Dessa sofrência
Que me arrasa
Que me esmaga
Que me pega e joga no chão”

Acho que esse texto está com ares muito acadêmicos (talvez pela influência do estudioso Araújo), então fornecerei exemplos visuais pra vocês perceberem a sofrência junto comigo: vocês vão sentir a sofrência, tocar a sofrência.



Vocês não vêem a sofrência pela qual essas duas mulheres estava passando quando decidiram sair de casa usando essas vestimentas? Vocês acham que tava tdo ok na vidinha cor de rosa delas? NÃO. A moda foi o jeito delas mostrarem pra vocês o quanto elas estavam como cachorros vagando sem endereço. Eu vejo a alma da Ana Maria se derramando em cada lantejoula daquele sutiã, eu vejo Katie deitada no carpete do seu escritório pensando "AI QUE SOFRENCIAAA TER QUE COMER PLACENTA" usando esse vestido mostarda. Você também vê?

Imagina a sofrência pela qual Thor, filho de Eike Batista passou pra parecer o "Coisa" o Quarteto Fantástico? #NOSOFRENCIANOGAIN. 
Imagina a sofrência sua ao entrar no Instragram e ver essas fotos no "Populares"? PREFIRO A MORTE.

Thammy Maravilha, nova (e ex) integrante dos Bonde das Maravilhas também é exemplo de sofrência em forma de dançarina. Ela foi chamada para o célebre grupo após duas integrantes dele engravidarem juntas (Karol Plosh e Renatinha) e engravidou uns dois meses depois kkkkkkkkkkkAí, á que a sofrencia TEM que ser compartilhada ("sofrência is only real when shared", famosa frase do filme "Into the Wild"), ela soltou uma nota nos informando sobre o caso: "Venho meio a declarar a fãs que eu, Thammyzinha, não estou mais no 'Bonde pelo fato de que no ano que vem eu irei ser mamãe."Olha Thammy, ser mãe é lindo, mas não sei se vc vai realmente ser mãe porque você meio declarou. Vou esperar a declaração inteira (às vezes não saiu o resultado ainda, ela só tá supondo).



Espero que minha explanação sobre a sofrência não tenha ficado muito longa: mas é que temas complexos devem ser tratados de forma complexa.
Um 2015 sem sofrência pra gente, são meus votos.

2 comentários:

  1. Olá!! Seu blog é muito fofo. Gostei desse post sobre roupas estranhas. kkk
    Você escreve muito bem. Parabéns! Bjs e sucesso!

    http://juliana-editions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah.. esqueci de dizer uma coisa..
    Cadê sua caixinha de seguidores, amore?? Não achei.
    Queria te seguir mas não deu. :(

    ResponderExcluir